quarta-feira, 26 de setembro de 2012

O alquimista dos metais - Casa Cor 2011

Publietitorial

RenatoMartins

Não estamos falando de transmutação de chumbo em ouro, mas de um dom incomparável capaz de transformar qualquer tipo de metal em arte, que só o Renato Martins, do Atelier O Melhor dos Metais, possui. Ele está por traz de centenas de projetos feitos por arquitetos consagrados, como Caco Borges, Paula Neder, Fernanda Pessoa Queiroz, Maurício Nóbrega, entre muitos outros. Seja em projetos de design de interiores, seja em mostras de decoração como Casa Cor, Morar Mais por Menos e Mostra Artefacto, Renato executa qualquer objeto imaginado por seus clientes.  Domina completamente a matéria-prima!
RenatoGALERIAPaulaNeder
Rebatedor para lustre assinado por Paula Neder na Galeria – Casa Cor 2010
Descobrir o Renato foi um achado! Ele faz de restaurações a criação de peças únicas: guarda-corpos, corrimão, lustres, abajures, luminárias…Não existe limite para ele. “Gosto de fazer coisas inovadoras, difíceis, adoro desafios”, explica Renato, que faz a maior parte das peças sob encomenda de arquitetos, mas trabalha também com o consumidor final. Neste caso, o cliente diz o que quer, ele desenha, faz sugestões sobre materiais e acabamentos e concretiza. Sua maior recompensa é ouvir o cliente dizer “adorei! Ficou lindo!”. É trabalho artesanal, personalizado, de excelência e único no Rio. Ou melhor, no Grande Rio porque Renato trabalha e vive em Itaipava.
RenatoARANDELA EM FERRO COM PINTURA NA COR GRAFITE E COM O TEMA ARABESCOS

Arandela em ferro – cerâmica de Luiz Salvador
Depois de participar de vários eventos do Casa Cor, este ano seu trabalho consistiu na execução, corte e acabamento das chapas de aço corten que compõe o pórtico e o nicho da Champanheria, dos arquitetos Bernardo Schor e Rogério Antunes.
IMG_0449

Chapas em aço corten para o pórtico da Champanheria – Casa Cor 2011
IMG_0418
Chapa em aço corten para nicho da Champanheria – Casa Cor 2011
Já no Jardim dos Pavilhões, de Cláudio Pedalinho, ele executou as criativas luminárias, também em aço corten, fincadas no chão.
IMG_0477

As cúpulas receberam pequenos furos, permitindo um efeito especial quando acessas. São divertidas pela desproporção entre o tamanho da cúpula e a haste bem fininha, o que dá a impressão de que estão flutuando.
IMG_0472

Sobre o aço corten, muito utilizado ultimamente pelos arquitetos, Renato me deu explicações preciosas. Segundo o artesão, o legítimo só existe em chapas, que são vendidas pelas fábricas em diversos tamanhos e espessuras. Trata-se de uma chapa preta, que, ao ser submetida a técnicas específicas, pode adquirir cores que vão do marron mais escuro ao alaranjado. Essas tonalidades se dão pela oxidação da materia-prima que, ao ser concluída não enferruja. Deu para entender? Tudo é possível com novas tecnologias!
O material usado para este fim é o náutico resistente a fatores abrasivos, tais como sol, chuva e maresia. Pode ser usado em cachepôs, jardineiras, revestimentos de parede e uma infinidade de outras aplicações.  Além das chapas, não existe qualquer outro formato de peça em aço corten. Porém, o acabamento “tipo aço corten” pode ser obtido com o ferro. “Tenho técnica de enferrujar a peça artificialmente. Assim, ela pode ficar mais escura, mais clara, mais bruta, menos bruta, com manchas ou mais homogênea, com brilho ou sem brilho”, explica.
RenatoESCRITÓRIO DE ARQUITETURAARANDELAS E LUSTRE MANECO QUINDERÉ
 
Execução de lustre assinado por Maneco Quinderé para escritório de arquitetura
Renato também marcou presença no Morar Mais 2011, no Estúdio da Solteira, das arquitetas Evelyn e Elise Drummond com a mesa de centro que transmite toda a bossa carioca.
MesaPequena1
Mesa de centro do Estúdio da Solteira – Morar Mais por Menos 2011
Na área central, onde se apóia o vidro redondo translúcido, foram esculpidas, através de vergalhões, cenas turísticas do Rio, como o Pão de Açúcar, as ondas do mar, as palmeiras do Jardim Botânico, a Pedra da Gávea e o Cristo.
IMG_0191
Mesa de centro do Estúdio da Solteira – Morar Mais por Menos 2011
O acabamento foi tipo aço cortén sobre o ferro em sua essência e sem produtos tóxicos, o que se enquadra bem no conceito de sustentabilidade.
Alguns outros trabalhos:
RenatoESCADA casacor2009

Execução da escada do Estúdio do Casal por Paola Ribeiro – Casa Cor 2009
renatoPRIMA BRUSCHETTERIA - LEBLON - PENDENTES EM METAL E NA COR VERMELHA
Pendentes em metal vermelho – Prima Bruschetteria
no Leblon – projeto do arquiteto Marcelo Jardim
RenatoPendenteAçoCorten
Pendente para iluminação de mesa de sinuca com

acabamento em aço corten – projeto de Maurício Nóbrega


RenatoMostra Artefato Beach & Country

Execução de arandela em latão assinada por Clara Madalon
Mostra Artefato Beach & Country 2011
RenatoPaulaNederApeIpaname

Espelhos em latão com banho de níquel escovado
para apartamento em Ipanama – projeto de Paula Neder

Renato Martins:
omelhoremmetais@yahoo.com.br
24 – 9995.7203
www.omelhoremmetais.blogspot.com

Publicado originalmente no blog Um Brinco

Veja também: