segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Fotogaleria - Izabela Lessa

A arte está exposta em praticamente todos os ambientes da Casa Cor 2011. Que bom!
E o mais bacana, em parte por eu também ser fotógrafa, foi ver, pela primeira vez no evento, um espaço exclusivo para a fotografia, cada vez mais em alta no mercado!


A Fotogaleria é um projeto de arquitetura arrojado de Izabela Lessa. A Casa 11 Photo, como foi denominada,  recebeu  acervo da H.A.P Galeria de Arte e curadoria de Heloisa Amaral Peixoto. Com fachada de vidro, que funciona como uma grande “moldura”, o espaço tem linhas retas e limpas em contraste com a arquitetura renascentista do palacete.  O espaço apresenta, entre outros, trabalhos de Cláudia Jaguaribe, Claudio Edinger, Vicente de Mello, Leonardo Costa Braga e Kitty Paranaguá.

Galeria-Fotografia02

O maior destaque é o teto inteiro forrado de espelho criando uma atmosfera lúdica ao refletir as obras e os visitantes.

IMG_0164

A arquitetura é minimalista para não interferir nem ofuscar o brilho das obras expostas. Como contraponto, Izabela escolheu algumas peças em madeira do antiquário Arnaldo Dananberg – como a imponente mesa da foto acima – e cadeiras em design italiano De Padova.

IMG_0168

Para abrigar livros de fotografia, a arquiteta criou um nicho iluminado.

IMG_0149

As paredes brancas ganharam a companhia de uma parede flutuante (a 40 cm do chão) em aço corten, com o objetivo de ampliar a área de exposição. Ao suspendê-la, a arquiteta reforçou as  sensações de continuidade e integração que inspiraram o projeto.

IMG_0160 

IMG_0170 

“A idéia do projeto surgiu quando buscava a integração entre visitantes, a arquitetura histórica da casa e as obras de arte, no caso, as fotografias. Por isso, abrimos totalmente a fachada da galeria, que fica no jardim, para a área externa, duplicamos o teto com espelho e usamos o mínimo de móveis possível”, explica a arquiteta.

IMG_0158

Para a iluminação, Izabela optou por uma sanca ao redor de todas as paredes. Além disso, um quadrado concêntrico, rasgado no espelho do teto, abriga spots com luz focal voltada para as fotos. A cor do piso em limestone integra os tons neutros dos materiais.
Uma inovação tecnológica muito interessante é o uso de uma película da 3M para backprojection na parede de vidro da fachada, visível tanto para quem está dentro como fora da galeria.

IMG_0214 

Ali são projetadas obras de vídeo-arte de Vanderlei Lopes, Claudia Jaguaribe e Malu Fatorelli.

IMG_0169

Mineira, mas há vários anos morando no Rio, onde fez faculdade,  Izabela  é uma arquiteta antenada, sempre em busca de referências por onde anda – de Nova York a Copenhagen, passando por Dresden e Atenas. Depois de trabalhar vários anos com a arquiteta Gisele Taranto, ela segue sua carreira solo com um escritório recém-montado em São Conrado, bairro onde também vive.  Hoje seu maior sonho é projetar um museu de arte. Quem sabe não é o próximo? Competência ela já mostrou que tem de sobra!

IMG_0152 

100_2798 



IMG_0171

Publicado originalmente no blog Um Brinco como publieditorial.
Texto e fotos de Veronica Fraga