sexta-feira, 24 de agosto de 2012

8ª edição da mostra Mostra Morar Mais por Menos é inaugurada no Rio de Janeiro

O consumo consciente foi o conceito que norteou as escolhas dos profissionais para a criação dos ambientes em exposição.

Por Verônica Fraga, do blog Um Brinco

Ao focar na sustentabilidade, reciclagem e inclusão social o evento conseguiu cumprir o desafio de baratear ainda mais o custo de morar bem. O resultado são 75 ambientes, marcados pela beleza natural, mistura de estilos e muita criatividade na sede da Pequena Cruzada, na Lagoa. O conceito high and low, que combina peças caras e luxuosas com outras mais básicas e baratas, também foi uma das várias soluções encontradas pela maioria dos profissionais envolvidos na mostra. Essas e outras megatendências marcaram presença na maioria dos espaços. Entre elas, a integração dos ambientes, a versatilidade, a iluminação econômica e a automação. A mostra vai até 9 de outubro, de terça a domingo, das 12h às 21h. Fica na Avenida Epitácio Pessoa, 4.866 -- Rio de Janeiro, RJ.




Espaço Encontro. O ambiente de Celina Mello Franco e Rosa Vreuls, com detalhes em verde e vermelho, inova ao utilizar o aço inox (Alezzia) no mobiliário residencial, como a estante baixa lateral. Em contraponto, piso de mármore de baixo custo, madeira Teca e outros elementos mais tradicionais transmitem sofisticação e aconchego. Sofá Breton com estofado L’estaque e parede com placas de mármore. Destaque para o nicho de MDF com iluminação fluorescente, forrado de laminado branco e borda em laca colorida. A parede verde expõe suportes com flores feitos com lançadeiras usadas nos teares da antiga fábrica de tecidos Bangu. O tapete com tiras de lona de caminhão entrelaçadas e borda de eco-pet feito pela artista plástica Claudia Araujo e os banquinhos feitos com latas de óleo da Cooperativa dos Catadores lixo de São Paulo dão o toque sustentável. Um painel aquarelado retrata a Baia de Guanabara.

 Sala de Cinema.O objetivo dos designers de interiores Jeanny Machado e Andressa Fonseca foi estimular a união da família e o convívio social inserindo no mesmo ambiente um bar com luminárias cilíndricas da Dimlux. A idéia foi transformar o local de uso esporádico em algo mais frequente. Com estilo casual chic, o espaço ganhou papel de parede que imita tecido matelassado, da By Floor, couro ecológico nos estofados, marcenaria com textura de couro e madeira ecológica brasileira Sucupira no piso. O sistema de automação garante uma iluminação econômica e pontual. Um aquário virtual em high definition recria o ambiente aquático sem ferir a natureza.
Quarto da Menina. As designers de interiores Ana Valpaços e Rosa Prado usaram as cores primárias para criar um quarto alegre com cara de casinha de bonecas. Os móveis modulados e ecológicos de pinus, obtido a partir de plantios florestais de larga escala, são baratos e funcionais. O piso vinílico da Forbo, imitando a madeira, foi resgatado depois de passar por várias mudanças tecnológicas. Destaque para a parede de tijolinhos pintados de madeira lúdica e para as luminárias de papel reciclado da artista plástica Cris Rabello. Bonecas e almofadas artesanais complementam a decoração iluminada com LED.
Espaço da Executiva. A versatilidade é a principal característica deste espaço a projetado pelas arquitetas Kika Simon e Alessandra Reis. Ele integra área de trabalho, estar e home-theater. O papel de parede, com textura e design da By Floor, passa a idéia de movimento. A iluminação automatizada com LED personaliza os espaços proporcionando diferentes efeitos cenográficos. Móveis transparentes como a mesa de acrílico da Breton e a cadeira transmitem leveza ao ambiente de tonalidades neutras e alguns toques de cor. Com muita criatividade, as arquitetas transformaram 12 bastidores de bordar, encapados com barbantes, em esculturas de parede.
 Espaço do Executivo. A designer de interiores Fabiana Carvalho mesclou o estilo rústico e moderno para obter um resultado contemporâneo. Ela brinca com as texturas dos revestimentos diferenciados como a madeira de demolição em estado bruto em contraste com peças laqueadas. O espaço prestigia o Rio com painéis pintados à mão e luminária de Monica Cohen. Uma das paredes recebeu iluminação com mangueiras de LED. O toque de cor aparece nas cadeiras vermelhas. Papel de parede imitando pedra da By Floor, piso cimentício da Tecnocimento e móveis de madeira da Velha Madeira.
Estar com Livros. A solução para a falta de espaço para livros de Isabela Saramago foi ocupar o teto do ambiente com nichos. Duas estantes feitas em gesso acartonado foram embutidas no teto, com iluminação indireta. Para o acesso dos livros, cubos em isopor reciclado e luminárias-pufe Gemelli, desenhadas pela arquiteta, simulam os degraus de uma escada. Uma releitura da obra Abaporu, de Tarsila do Amaral, em 3D, criada por Anderson Thives, dá vida a uma das paredes do ambiente de tonalidades claras e neutras. Nas estantes também foi usado o gesso acartonado, no lugar de marcenaria, reduzindo o custo final do projeto.
Cozinha do Rapaz. O ambiente foi projetado para funcionar como uma cozinha no dia-a-dia e bar para receber amigos. A iluminação tem dupla função: penumbra na hora do pub e claridade durante o dia. Revestimentos rústicos como o tijolo de demolição e o cimento fazem um contraponto com materiais e equipamentos de última geração, como o cooktop elétrico da CrissAir, que apresenta funções inovadoras de bloqueio automático em caso de derramamento de líquidos e a bancada em silestone carbono da MGR Marmoraria. A banqueta Pepe de polipropileno é da Groove Design e foi apresentada no Salão do Móvel de Milão. Parte do mobiliário e alguns objetos foram reutilizados pelos arquitetos Felipe Torres e Jakeline Dutra. Uma mesa mineira foi adaptada para embutir o cooktop. A geladeira antiga foi reformada e recebeu tinta para lousa, podendo servir como quadro de recados, e as luminárias pendentes são feitas de garrafas. Uma das paredes recebeu um painel com relógios, medidores e nanômetros antigos. Esta postura revela a valorização do design e a preocupação com o consumo consciente, reutilizando materiais antigos com novas funções.
Cozinha com História. Os arquitetos Marcelo Possidonio Filgueira e Bianca Gatto trabalharam com o conceito de ambiente funcional e, ao mesmo tempo, social para criar a Cozinha com História. Para isso, tiraram proveito da tecnologia que favorece à sua função primeira de preparação e conservação de alimentos. Para tornar o espaço agradável e aconchegante, usaram como cores alegres, materiais orgânicos e sustentáveis, reaproveitamento de móveis e objetos antigos da família, além de um pequeno espaço de estar. Tudo faz lembrar a cozinha tradicional de fazenda. Azulejos de plástico reciclável com padrões portugueses da Duo Design Studio revestem uma das paredes. A madeira de demolição foi uma alternativa ao corriqueiro uso do granito na bancada. A luminária de teto é composta por dois aros de roda de bicicleta unidos por duas hastes metálicas. Os banquinhos foram feitos com latas de óleo (Quatro Vezes Wipfli). Os objetos decorativos são da Ong Asta. Uma cortina de tela solar permite maior aproveitamento da luz natural e reduz a transmissão de calor. Piso cimentício da NS Brazil e móvel da Celmar Copacabana.
Espaço Gastronômico. Ao transmitir leveza, simplicidade, conforto e aconchego as designers Danielle Boggiss e Márcia Magalhães criaram uma ambientação elegante e despretensiosa para o Espaço Gastronômico. No revestimento de parede, usaram OSB (Oriented Strand Board), material reciclado, derivado da madeira, composto por pequenas lascas, de baixo custo. Tela da artista plástica Roberta Dacosta faz referência a pontos turísticos do Rio. Reciclagem de colheres de pau como puxadores para as portas, conchas como objetos decorativos e raladores como pendentes complementaram a decoração.
Sala Principal. Com 56 metros quadrados, este é um ambiente multifuncional, onde a família e os amigos podem se reunir para conversar, ouvir música e assistir TV. Para criar um clima casual chic, o arquiteto Wagner Zadra e a designer de interiores Márcia Queiroz introduziram conceito hi-lo (high-low), numa composição de peças caras e baratas. Combinaram piso cimentício com madeira certificada da Parquet Nobre e usaram tapetes de fibra natural e cortinas de linho. O papel de parede simula tijolo de demolição. Um painel geométrico, de placas de MDF encapadas com retalhos de linho - inspirado nas obras de Mondrian -, transmite uma aura artística ao espaço que também ganhou uma tela de Anderson Thives. As variações de cores terrosas ressaltaram a beleza clássica do sofá preto. Destaque para a imagem da TV reproduzida em uma lâmina de vidro com película especial.

Estúdio da Solteira. Assinado pelas arquitetas Elise Drummond e Evelyn Drummond, o elegante Estúdio da Solteira integra estar, jantar, área de trabalho e dormitório. Os espaços são demarcados sutilmente por uma divisória de fitas customizada. O papel de parede Big Croco imita o couro e o tecido em organza da cortina é tecnológico e não propaga chama. Ambos da ByFloor, conferem aconchego ao ambiente, que homenageia o Rio com imagens da cidade aplicadas à mesa de centro de ferro executada pelo artesão Renato Martins (O Melhor dos Metais). Para economizar energia, uso de com lâmpadas fluorescentes. O toque de cor é apresentado pela tela azul.
Quarto do Menino. O ambiente foi projetado especialmente para um adolescente carioca que ama o surf. As cores remetem ao ambiente praiano. As texturas rústicas e naturais, como a lona sustentável aplicada nas paredes e as vigas falsas com forro de bambu no teto se encaixam perfeitamente criando um ar de cabana. O projeto moderno de marcenaria conta com modulados e ripas de madeira laminada na parede para dar um toque despojado. Um cantinho e um violão aliados à iluminação intimista lembram um luau à beira do mar. Para dar um charme a mais, um adesivo de surf dos anos 50 foi aplicado nas portas do armário. Cortinas de pet reciclado e de palha natural. Para economizar energia elétrica, a arquiteta Cristina Japiassu tirou o máximo proveito da luz natural, levando os locais de leitura para perto da janela. O restante da iluminação é pontual com LED.
Sala do Rapaz. Este ambiente foi projetado para um jovem em torno de 30 anos que se mudou para seu primeiro apartamento próprio. O espaço, idealizado pelos arquitetos Felipe Torres e Jakeline Dutra, é composto por mobiliário confortável, durável e multifuncional, como o sofá, que atende às visitas e pode ser usado para assistir televisão. A decoração mistura móveis que remetem à tradição familiar, peças modernas e objetos de seus hobbies. As tonalidades escuras como o azul e o cinza conferem personalidade ao ambiente masculino. A tecnologia está presente na automatização da cortina e do ventilador.
Quarto do Rapaz. Um ambiente confortável, acolhedor, urbano e bem masculino para um jovem que curte o Rio e os esportes, principalmente o skate. A mistura de tons de preto, vermelho e azul mesclados com madeira formam uma composição moderna e acolhedora. O projeto de Ana Paula Sarmento e Marcus Lacerda incorpora elementos que remetem à rua, como o grafite e a textura da parede imitando cimento queimado. Destaque para o criativo armário feito com um antigo tambor de armazenamento de óleo combustível pintado de vermelho e encaixado na bancada. Luminária customizada: adaptação de uma base a um farol de bicicleta com lâmpada LED.
Quarto do Bebê Menino. A preocupação com o bem estar do bebê norteou o projeto dos designers de interiores Márcia Matos e João Conceição. As cores, a iluminação e o mobiliário fazem parte da intenção de proporcionar conforto, tranqüilidade e aconchego, assim como as cores e a iluminação suaves. Enxoval, almofadas e cortina foram confeccionados artesanalmente com retalhos de tecido (Casa& Bebê). O berço que vira cama prevê o crescimento da criança. Destaque para a luminária Pipa, feita com restos de madeira, que integra o painel. Poltrona de amamentação Viterbo e papel de parede quadriculado da By Floor.
Quarto do Bebê Menina. Romântico, aconchegante e lúdico, esse projeto transmite paz, harmonia e bem estar. Como um quarto encantado, os arquitetos Leonardo Velasco e Gabriela Manhães misturaram mobiliário provençal, adornos florais, lambri e papel de parede com luminárias redondas modernas embutidas no teto. O resultado é uma combinação personalizada e contemporânea. Galhos iluminados e pássaros remetem à natureza das fábulas. A iluminação dimerizada proporciona diferentes efeitos cenográficos, economia de energia elétrica e luz indireta para o sono do bebê. Enxoval exclusivo da Jujuba Dorme Bem. Os elementos decorativos foram customizados e reaproveitados pelos próprios arquitetos, como os caixotes pintados de branco usados com mesa lateral.
Apartamento da Mulher Moderna. Feminino e funcional, o ambiente integra sala de estar, quarto, banheiro e cozinha. A marcenaria garantiu o aproveitamento total do espaço. Para aquecer o ambiente Cynthia Sabat usou madeira e apostou nas cores sóbrias com complementos em vermelho e laranja. Uma TV giratória atende a sala de estar e o quarto. A cozinha ganhou um toque de modernidade nas fotos de bocas do papel de parede By Floor. Cortina Pirouette Chamoumile da Luxaflex, piso de PVC e luminária "Leite de Rosas", de Monica Choen. A iluminação é automatizada por iPhone.
Sala de Jantar. Com poucos elementos Margareth Villela e Frederico Villela deram "cara nova" aos móveis da Parma, repaginando o seu estilo clássico original com um acabamento mais contemporâneo: estofados estampados e laca turqueza de alto brilho. A mesa com linhas retas faz o contraponto ao desenho rebuscado das cadeiras. O piso Andorinha, de granito é de baixo custo e vem com acabamento diferenciado (flameado) e com pequenos detalhes em pastilhas de vidro da Colormix. O toque rústico está no revestimento de papel de parede com aparência de cimento. Tapete confeccionado com retalhos de lona, da Casa Júlio.
Cozinha do Espaço entre Amigos. Aqui a diversão é a palavra de ordem! O espaço despojado, assinado pela arquiteta Marina Machado, integra home theater, sala de jantar e cozinha. Assim, as refeições podem ser preparadas na companhia da família e dos amigos. Quando acaba, a mesa de jantar híbrida, da 7 Ball, se transforma em mesa de sinuca. Nos ambientes, cores claras com detalhes em bordô para dar energia. No estar, a mesa de centro em pedra sintética possui uma lareira ecológica da Artfire e tapete em fibras de cânhamo (Casa Julio). As fotos do Rio, capturadas do site www.ventilate.ca, dividem espaço com obras da fotógrafa italiana Fabian Tavares Bastos. A mesa lateral Paris foi desenhada pelo arquiteto Frederico Cruz para a Way Design. A bela poltrona taça recebeu capa de franjas da designer Jacqueline Chiabay (projeto REssocialização). Com a automação total do ambiente, em um clique as cortinas descem, a luz se programa e o filme começa! Os modulados e estofados eco-sustentáveis são da Romanzza. Piso de porcelanato Eliane.
Estúdio do Arquiteto. Com tonalidades neutras e uma pitada de cor, o espaço mistura mobiliário rústico e contemporâneo. O arquiteto Cláudio Maurício e o designer de interiores Paulo Henrique usaram baús como pufes e fizeram uma bancada na cozinha com tijolo aparente. A reciclagem de materiais e a combinação de cores criaram uma atmosfera masculina e aconchegante no espaço de quase 49m². Persianas de madeira e cortinas de linho da Tok Stok. Em parceria com o Rio Plaza, os arquitetos mostraram que é possível montar uma casa inteira em apenas um shopping.
Quarto e Banho do Estúdio Contemporâneo Brasil. Este é um ambiente confortável, aconchegante, leve e integrado. As cores tropicais do papel de parede alegram o espaço de Miriam Fittarone. O reaproveitamento de materiais está presente na cadeira e a mesa de cabeceira confeccionada com jornal reciclado pelo artesão Irinaldo da Silva. LEDs na iluminação.
 Quarto dos Bebês Gêmeos. Fugindo aos tradicionais tons pastéis, a arquiteta Nayara Macedo adotou muitas cores no quarto que servem tanto para menino quanto para menina. O resultado foi um ambiente lúdico, alegre e atemporal. Os destaques são os organizadores e o mobiliário moderno e multifuncional projetado para acompanhar o crescimento dos bebês. O berço da Tinoc é o primeiro para múltiplos no mercado. Desenvolvidos sobre uma base de tatame, a peça única inclui dois berços, uma cama extra e um gaveteiro para brinquedos. Com o tempo, saem as grades e os berços se transformam em duas mini-camas. O ambiente ficou ainda mais gracioso os adesivos de parede. Entre os objetos customizados, um banquinho feito de botijão de gás com assento de lona de caminhão e pés de madeira de demolição. No mesmo espaço, poltrona Charles Eames da RAR.
SPA dos Bebês Gêmeos. Um templo de relaxamento para os bebês! O espaço também assinado por Nayara Macedo conta com um futon para a prática de Shantala, ofurô infantil, iluminado com controle romoto (LED) para a realização de cromoterapia e banheira móvel com rodízios embutida da Tinoc. A decoração segue o estilo do Quarto dos Bebês Gêmeos. As paredes foram revestidas de palha natural e o tapete é de sobras de EVA trançado. Na parede, uma escada de bambu substitui a marcenaria. Trocador e futon de algodão orgânico e revestimento de tecido 100% reciclado reforçam a tendência sustentável.
Apartamento Masculino. Este espaço integra estar, cozinha, quarto e banheiro. No piso, as arquitetas Paula Costa e Patrícia Bicaco optaram pelo microcimento Microfloor (pintura tipo cimento queimado). O produto é de aplicação limpa e rápida e pode ser usado também nas áreas molhadas como o banheiro. Uma das paredes da cozinha recebeu uma pintura que imita o aço corten. Os móveis são de MDF madeirado no padrāo demoliçāo. A iluminação é automatizada com LED. Para separar os cômodos, as arquitetas escolheram divisórias de vidro.
Estar da Família. O espaço foi pensado pela arquiteta Renata Rabello em função da circulação da porta principal em direção à varanda. Um enorme requadro vermelho interliga as duas extremidades do ambiente. Para os dias de festa, estantes abrigam pufes e bar. Confirmando a tendência hi-lo, uma poltrona Charles Eames de R$ 6.505,00 convive com outros móveis mais baratos. A atmosfera intimista conjuga estar, lazer e área de trabalho, possibilitando atividades diferentes em um único espaço. A Iluminação 100% LED foi executada com uma placa circular de 15 watts no teto e mangueiras ao redor do requadro, proporcionando a criação de cenas diferenciadas. Tela de Roberta Dacosta homenageia o Rio.
Café da Cozinha. A proposta foi transformar o ambiente de uma cafeteria em uma cozinha contemporânea. O espaço teve seus traços modernistas suavizados pelas designers de interiores Andrea Penna e Joana S Di Marino. O lado lúdico é percebido nas assimetrias dos módulos (Celmar) e das luminárias Tube Dimlux, na geladeira retrô amarela e na palheta de cores variadas. O grafite e as paredes de cimento queimado reforçam o estilo urbano do projeto. Um antigo aramado de colchão de molas, decorado com tábuas de carne coloridas, foi usado como divisória. Os bancos de plástico reciclável são do Studio Punch e as mesas de madeira de demolição da Velha Bahia. Piso Bamboo Home, cimento queimado nas paredes e iluminação com mangueiras de LED.
Estúdio do Jovem e Academia. No pórtico, os arquitetos Gustavo Amorim e Danielle Bastos usaram um espelho, para aumentar a amplitude e rebater a iluminação, e placas de MDF com aspecto envelhecido. Laca brilhante no restante da marcenaria. Elásticos pretos presos em placas coloridas na parede funcionam como prateleiras e pranchas de skate (R$ 25,00 cada) foram usadas como estante em uma outra parede.
Sala de Leitura. O espaço da arquiteta Aline Araújo procura resgatar o prazer de ler expondo os livros de uma maneira inusitada. Eles estão em caixotes de feira pintados, na mesa de centro e emoldurados na parede como obras de arte. O ambiente é inspirado no Edifício SEABRA, um dos mais conhecidos da cidade, por meio das cores sóbrias (preto cinza, berinjela e amarelo) e da mistura do clássico com o contemporâneo. As paredes ganharam revestimento com rolos de páginas de livros danificadas e acabamento com massa texturizada. Chaise da coleção Versailles da IMI.
 
Cozinha Gourmet. O ambiente recebeu bancadas de Silestone Eco - 75% reciclável. O material tem sido muito usado na cozinha porque é à prova de manchas, arranhões, resiste a altas temperaturas e tem superfície lisa. A plotagem de uma mega foto impactante, adesivada na parede, deu um ar contemporâneo ao projeto, que propõe um ponto de encontro da família e dos amigos em torno da atividade gastronômica. Iluminação com lâmpadas fluorescentes, com baixo custo de energia.
Sala em Cores. Assinada pelo arquiteto Nilton Montarroyos, ambiente é espaçoso e multifuncional. Ali é possível ver TV, receber amigos e familiares e trabalhar. Através de uma linguagem alegre, contemporânea e, acima de tudo, atemporal, criou um ambiente inspirado na pop art e nas obras do modernista Mondrian: as perfeições geométricas dos quadrados e retângulos, associados a condição elementar das cores primárias. O piso de tecnocimento é similar ao cimento queimado, mas tem propriedades químicas que evitam as trincas (NSBrazil). O arquiteto desenvolveu todo o mobiliário de madeira certificada, integrado para o ambiente, em parceria com a Celmar, inclusive propondo novos usos, como a mesa de centro que imprime personalidade. Fotos de ângulos inusitados do Rio complementam a decoração.
Estúdio do Jovem Carioca. O espaço de 47 metros quadrados foi inspirado em um jovem empreendedor, antenado com a tecnologia, que comprou seu primeiro apartamento: um estúdio compacto. A integração dos espaços automatizados com iPad deixou o ambiente com cara de lounge. A praticidade e a preocupação ambiental foram pontos determinantes do projeto da arquiteta Ângela Meza. O tapete Pataxó da Santa Mônica foi confeccionado em tear manual com folhas de bananeira. O adorno de parede, feito com peroba de demolição e ferro oxidado com plantas, é de autoria da paisagista Carmen Mouro. O home theater, embutido e discreto, possui tela retrátil que divide os ambientes. No closet, um painel de acrílico, 11 vezes mais resistente que o vidro, tem bolhas coloridas na água em movimento para transmitir leveza, equilíbrio e bem estar. O reaproveitamento de faróis de carro para a confecção de luminárias também diminuiu o custo do projeto. Um novo tipo de acabamento de madeira para móveis da Criare trouxe aconchego. Papel de parede imitando pêlo de boi natural da By Floor. Sistema de iluminação com LEDs. Fotos com cenários do Rio de Janeiro de Denílson Machado.

Estar - Saída. Situado na área externa, este espaço é coberto com material translúcido para permitir iluminação natural. No projeto de Agnus Sampaio e Flávia Reis, foram utilizados materiais de baixo custo e recicláveis em contraponto com móveis e acessórios de design elegante. A preocupação ambiental está presente no deck de pinus de reflorestamento de baixo custo, no material composto de madeira de reflorestamento e cacos de vidro do piso (Concreteel) e no belo painel de parede em forma de mosaico.
Sala e Cozinha do Estúdio Contemporâneo Brasil. A Sala e Cozinha do Estúdio Contemporâneo Brasil é um ambiente lúdico e funcional. Em 30m² há espaço para a interatividade entre o estar com TV, a cozinha e o trabalho. A divisória em fios de aço e a textura da parede imitando o aço corten enchem o espaço de bossa com suavidade e baixo custo. O cinza neutro destaca a rusticidade da textura enferrujada. As cores vibrantes intensificadas pelo projeto luminotécnico conferem muita personalidade ao espaço. Foram utilizadas fitas de LED para iluminar a estante e lâmpadas fluorescentes indiretas no teto. O suporte da TV tem um lift (elevador) é acionado por controle remoto. Quando não está em uso, a TV pode sumir, otimizando o espaço. Móveis da Novo Ambiente e cortinas Luxaflex. Os designers de interior Rosane Servino e Juliene Assed assinam o projeto.
Estar do Espaço Minha Casa. Minha Vida. O intuito do arquiteto Leonardo Miranda e da designer Patrícia de Freitas foi apresentar um apartamento popular, confortável e de bom gosto, com atenção especial às soluções sustentáveis hoje disponíveis no mercado. O preto e o branco ao lado da cor amadeirada dos revestimentos deram um toque de sofisticação e aconchego. A modernidade transparece nos revestimentos produzidos com sistema de impressão em alta definição e nas novas tecnologias do porcelanato Portobello que explora os relevos. A reutilização do taco existente com pintura na cor preta foi uma solução inovadora a um custo accessível. A maior parte do mobiliário é de MDF e MDP, materiais ecologicamente corretos.